Seguidores

30/07/2009

Um fim-de-semana recheado!!

Peço desculpa por não ter actualizado o meu blog mais cedo, mas depois da prova de Aveiro entrei de férias e não havia computador para escrever.
No dia 18(Sábado) realizou-se mais uma prova do campeonato nacional jovem de triatlo e no dia 19(Domingo) o campeonato nacional de clubes, em Aveiro, a minha terra natal.
Esta prova acabou por não correr bem pelos motivos que irão ler mais à frente.
Para esta competição estava muito concentrado no que ia fazer, dado que estive em "estágio" durante uma semana a treinar no local da prova com o pessoal do Beira-Mar (um agradecimento para eles por me terem recebido tão bem e por se terem disponibilizado para me treinarem).
fotos dos treinos






SÁBADO

Na natação, como já tem vindo a ser habitual, saí nos 5 primeiros mas no parque de transição o fato isotérmico ficou preso no chip, o que me fez perder algum tempo. À saída do PT apanhei um bom grupo que acabou por facilitar o ciclismo e, me fez recuperar muito tempo, felizmente a segunda transição já correu bem e fui o primeiro do grupo onde vinha inserido a sair do PT.
Já na corrida, durante a primeira volta tudo bem, mas à segunda passagem...começo com dificuldades em respirar e foi tudo por água abaixo. Eu só via atletas a passar e senti-me muito mal pois estava lá toda a família a apoiar-me, mas cerrei os dentes e continuei acabando a prova em 26º lugar, a minha pior classificação de sempre.

fotoreportagem






DOMINGO

No dia seguinte lá estava eu pronto para outra. Como a prova era por estafetas o treinador decidiu que eu iria realizar a primeira parte (um triatlo com distância super-sprint).
Quando foi dada a partida, fui dos primeiros a saltar e depois caiu-me tudo em cima, levando-me ao fundo. Assim que pude começar a nadar, mais parecia um combate do que natação mas mesmo assim consegui não sair muito atrás para disputar os lugares do pódio.
Desta vez a transição foi rapidissíma e até consegui ganhar tempo.
No ciclismo tive muita sorte pois apanhei 3 atletas da mesma equipa(AASM) e enquanto eles puxavam uns pelos outros eu e outro atleta juvenil íamos na roda deles, o que me permitiu rolar muito rápido e alcançar a terceira posição.
Já na corrida, aguentei-me no mesmo lugar e consegui ganhar mais distância para o atleta que vinha atrás de mim e passei o testemunho ao meu colega na terceira posição. Infelizmente ele acabou por perder para a outra equipa e o terceiro elemento da minha equipa também não conseguiu recuperar.

fotoreportagem


















AINDA NO DOMINGO

Nesse mesmo dia fui convidado pelos atletas do Beira-Mar para participar na travessia da ria de Aveiro, da Bruxa para a Costa Nova.
Como nunca tinha feito nenhuma prova parecida e já estava cansado, foi só pelo convivio e pela diversão.
Acabou por correr muito bem e terminei a travessia de cerca de 1500 metros em aproximadamente 24 minutos com a maré a vazar, bastante ondulação, corrente e dificuldade em ver as boias de orientação.
É de salientar a presença de vários triatletas que participaram neste evento.
fotoreportagem


















3 comentários:

  1. Força Gonçalo, nem sempre as coisas correm como desejamos e por vezes é nos momentos em que mais queremos dar o máximo que temos momentos menos bons.
    Continuação de boas provas e muitos êxitos para o que resta da época desportiva.

    ResponderEliminar
  2. Viva Gonçalo,

    De facto foi uma semana recheada de treinos e competições.
    Obrigado também pela tua amizade e participação nos treinos com os jovens do Beira Mar.
    Esta partilha faz parte do espírito com que estamos no Triatlo.

    Bons treinos e provas.

    Um abraço!
    Jacinto Silva

    ResponderEliminar
  3. Como pai do Gonçalo Pitarma quero agradecer aos atletas jovens da equipa de triatlo do Beira Mar (Ana Silva, Nuno Lima( atletas federados) e a todos os outros(não federados) incluindo equipa sénior e aos treinadores Jacinto Silva e José Gonçalves e respectivas familias pela forma como o receberam e o integraram nos seus treinos na semana que antecedeu o III Triatlo de Aveiro e no convite feito, para com eles fazer a travessia da ria que muito gozo lhe deu.
    É este o espirito e a forma que também encaro o triatlo ou seja convivio e confraternização entre clubes e atletas.
    Um bem haja para todos e até uma próxima.
    Paulo Pitarma

    ResponderEliminar