Seguidores

12/09/2010

2 em 1, corrida canhão incluida

A marina de Portimão foi o local escolhido para o 4º Triatlo de Portimão e o 1º Aquatlo Jovem, que se realizou ontem dia 11 de Setembro. Um dia bom para a prática da modalidade com muito sol e uma temperatura bastante agradável e onde eu participei nas duas provas.
O Triatlo super sprint com as distâncias de 300m de natação, 8 km de ciclismo e 2km de corrida, contou com a participação de 79 atletas na linha de partida e o meu objectivo, tendo em conta o treino que tenho vindo a desenvolver, centrava-se mais em avaliar quão forte estava no ciclismo e na corrida porque a natação ainda anda a meio gás com idas à piscina do Pinhal Novo, pois infelizmente a piscina do Barreiro onde habitualmente treino o ano inteiro ainda se encontra encerrada.
O resumo da prova: 11H00 da manhã, natação com fato isotérmico para juvenis, juniores e veteranos que correu dentro do esperado, onde tentei atacar forte a primeira bóia e descansar um pouco até a segunda bóia e atacar de novo até á transição o que resultou pelo que devo ter entrado nos 15 primeiros no PT. Aqui surge o primeiro contratempo já com um pé calçado um dos elásticos não rebenta e como tinha pouco balanço começo a perder equilíbrio ao tentar meter a mão numa baia esta cedeu e acabei por cair e uma perna fica presa entre raios da roda.


 Aqui acabei por perder tempo precioso, depois de tanto tempo no chão perdi dois bons grupos que se formaram para o segmento de ciclismo e tive que dar tudo o que tinha para apanhar o segundo o que consegui nos primeiros 4 km. O primeiro grupo de ciclismo também viria a ser absorvido já nos 2 últimos kms onde eu seguia mas uma trajectória mal calculada no último retorno por um dos atletas colocou-me fora pois ao tentar desviar-me para não chocarmos já não tive pernas para responder e colar-me.


 Na corrida ataquei forte, embora não tanto como eu esperava, e consegui recuperar algumas posições e nos primeiros 300 m tenho a indicação que seguia em 19º lugar da geral e 2º do meu escalão o que já era bom, mas acabei por perder a posição do meu escalão e recuperar mais uns lugares na geral acabando em 17º lugar da geral absoluta e 3º lugar juvenil.


Resumo do Aquatlo Jovem prova que contava para o Campeonato Nacional: 16H00 inicio das provas para os mais novos, pelo que tinha visto em outras provas a minha saída seria por volta da 17H00, mas veio a ser mais cedo porque optaram por não fazer provas separadas ou seja os atletas masculinos e femininos competiram juntos. Antes da prova sentia muito cansaço nas minhas pernas talvez pelo esforço que tinha feito de manhã no ciclismo e tinha dúvidas se seria boa opção fazer este aquatlo mas também estava em jogo assegurar o terceiro lugar por equipas no ranking nacional esta que era a última prova que contava para o nacional de equipas e seria bom a equipa contar com a minha participação. Esta prova contou com a participação de 66 atletas e ao contrário da manhã era sem fato isotérmico pelo que optei por não fazer o aquecimento na água mas sim com umas ligeiras corridas ao longo da praia e entrar na água até à cintura. Quando se dá a partida a confiança era pouca e penso que terei sido mesmo dos últimos a fazer-me à água, mas aqui tenho uma boa sensação nas primeiras braçadas e pernadas senti-me bem pelo que meti mais andamento e desviei-me do contacto e apesar de ter que nadar mais para contornar a primeira bóia foi uma boa opção porque ganhei muitas posições.
Apesar de não chegar ao PT naqueles lugares que habitualmente consigo desta vez talvez ente os 20 e os 25, ganhei um outro ânimo na transição e as minhas pernas foram uma agradável surpresa com uma corrida canhão consegui recuperar imensos lugares tendo mesmo conseguido fazer variações de ritmo a cada curva do traçado de corrida algumas delas intensas pelo que me valeu fazer um excelente 10º lugar da geral absoluta, com um sprint final algo impensável ainda há bem pouco tempo.


O Clube Olimpico de Oeiras obteve a 4ª posição por equipas e com este resultado terá assegurado a 3ª posição do ranking nacional jovem.

Está quase na hora de viver uma nova sensação a de assitir logo pelas 21H00 ao vivo no Pavilhão Atântico ao concerto dos Supertramp.
Amanhã estou de regresso às aulas para mais uma etapa da minha vida, novo ano, escola nova, profs novos e turma nova.

2 comentários:

  1. Gonçalo, deixa-me dizer-te que fiquei muito bem impressionado com o teu registo na prova SS. Estás de parabéns, rapaz, pois a classificação foi excelente. Tenho de seguir-te com mais atenção. :))

    Também quero fazer uma observação sobre os Supertramp: já não é o que era. Foram a minha banda de eleição, quando tinha a tua idade, precisamente, e hoje custar-me-ia vê-los assim. Mas, pronto. A música é sempre muito boa.

    Grande abraço e keep on going.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo resultado e.....
    Bom regresso ás aulas, que essas sim, são o mais importante.

    Felicidades para ambas "triatlo e escola"

    Um seguidor amigo

    ResponderEliminar