Seguidores

13/04/2011

Triatlo de Quarteira - O Mar feito num cão

Foi um fim de semana com muito triatlo por terras algarvias, Quarteira recebeu a Taça da Europa no sábado e o Aquatlo regional Sul, a par da Taça de Portugal de triatlo, no domingo, competição na qual participei.
Com duas semanas a separar o triatlo de Alpiarça do triatlo Quarteira havia bastante tempo para preparar esta prova, sendo a 1ª semana muito boa em treinos e, quando pensava que a semana que faltava para Quarteira iria ser boa, fui atacado de uma renite alérgica que me deixou com dificuldades respiratórias e febre pelo que tive que deixar os treinos por alguns dias.
Esta prova de Quarteira tinha como objectivo a melhoria de tempos principalmente o segmento de natação, mas tudo ia depender das condições do mar e pelo que se viu na Taça da Europa no sábado tudo indicava que não ia ser fácil nadar naquele mar alterado, até porque no sábado também tinha feito um treino no mar há hora que ia ser a prova no dia seguinte e a corrente e a forte ondulação assim o previam.
Com 306 atletas na partida consegui sair muito bem, apesar de ter levado com a primeira onda, consegui passar a segunda onda e nadar até à primeira bóia sem nenhuma dificuldade, apenas uns agarrares de pés o que é normal. A saída da água fui puxado novamente para o mar mas depois lá consegui ser levado por mais uma onda e fazer o tempo de 12.53, pior que em Alpiarça mas atendendo a forte ondulação e a corrente do mar foi um bom tempo pois foi difícil alguém melhorar ou fazer os mesmos tempos que em Alpiarça.
No segmento de ciclismo após uma transição sem imprevistos consegui, finalmente, numa prova agarrar um grupo desde o inicio deste segmento, pena foi não ter sido um grupo trabalhador e os andamentos não terem sido mais fortes mas mesmo assim consegui um tempo de 34.34 melhor do que em Alpiarça.
No segmento de corrida e ultimo, na distância de 5kms, consegui sair rápido mas após os 1,5Kms quebrei um pouco e perdi algum tempo, no entanto nos últimos 2kms a "caldeira" ligou e consegui chegar ao fim com alguma descontracção e algumas ultrapassagens de outro atletas alcançando um tempo de 20.28 o que também foi melhor que em Alpiarça.
O resultado final foi positivo, fiz 1:07:56 no total e consegui subir na classificação geral absoluta em relação ao triatlo de Alpiarça 33 lugares e no meu escalão 2 lugares. Classificação geral absoluta 73ª posição. Classificação cadetes 15ª posição.
Por clubes a minha equipa o Alhandra Sporting Clube alcançou a primeira posição em masculinos e femininos.

Próximo fim-de-semana jornada dupla, mais uma taça de Portugal com o triatlo de Coimbra no sábado e o Campeonato Nacional Individual de aquatlo em Montemor-o-velho.





3 comentários:

  1. Parabéns
    Penso que o objectivo final acabou por ser atingido, uma vez que melhoras-te em quase todas as frentes, o que prova que tens feito um bom trabalho.
    Continua assim, campeão e boa sorte para o próximo fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Grande Gonçalo. Ainda não vai ser em Coimbra que...um dia destes será.
    Forte abraço.

    ResponderEliminar
  3. Grande Gonçalo!

    Só agora vi o teu blog! Continua a trabalhar que irás melhorar muito mais!

    Nelson Gomes

    ResponderEliminar