Seguidores

01/04/2013

Serras Míticas Lagoa/Fóia, mas que desafio!

A vida é feita de desafios e mais uma vez senti que era altura de superar mais um. No sábado dia 30 de Março participei em mais uma nova aventura no ciclimo o Troféu Liberty Seguros Serras Míticas de Portugal, pois já não fazia uma destas desde 2010 no Tróia/Sagres.  Esta competição consta de 12 etapas que se disputam ao longo do ano e por todo o país, subindo as míticas serras que existem de norte a sul de Portugal. Este ano a primeira etapa deste troféu foi em terras algarvias, com partida em Lagoa e chegada no topo da serra de Monchique a 898m de altitude, em Fóia.
Como é habitual não fui sozinho, mas sim acompanhado pelo "mister" João Duarte o meu companheiro de treinos de ciclismo, por vezes natação e corrida também. Ele já me tinha avisado que seria uma prova dura e para não me entusiasmar logo à partida. Os primeiros 60 e pouco quilómetros foram controlados pelo carro andando sempre dentro do pelotão com uma média de 30km/h no entanto passada essa marca foi dada "ordem de soltura" roda livre e a partir daqui a situação começou a ficar descontrolada. Era dificil não me entusiasmar por estar a pedalar com atletas do pelotão nacional de ciclismo de elites e enquanto deu consegui acompanhar as "feras" durante cerca de mais 10kms mas a partir dai perdi-me e fui sempre um pouco sozinho, saltando de grupo em grupo sendo que estes grupos eram constituídos por 1 ou 3 pessoas. Não tardou muito a ver "capitães gancho" passarem por mim agarrados às carrinhas e outros a entrarem  nos carros e montarem-se na bike mais à frente, mas isso já é outra história, só se enganam a eles próprios.
Chegados à subida final dei por mim com um bruto de um empeno e cãibras nas pernas que me impediram de terminar este grande desafio. Balanço final 90km percorridos em 3h11min com uma média de 28km/h e 79km/h de máxima, nada mau... Para o ano será para acabar!

Tempo de levantar dorsal 
 Colocação de dorsal e preparação material
 Equipa maravilha
Tomar posição na linha de partida

Alinhamento a aguardar a partida
 Começar a sofrer dentro do pelotão
Subida após subida ainda bem lá dentro do pelotão
Quando perdi o contacto com o pelotão
 Ainda fiz uma perninha na frente
 O meu ultimo abastecimento

1 comentário:

  1. E a subir pelo Alferce, sim senhor! Grande desafio, grande paisagem! Boa!

    ResponderEliminar